Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de maio de 2011

18 DE MAIO - DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

O dia 18 de maio marca no Brasil o processo da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. Durante décadas passadas e historicamente em todo o mundo, o tratamento dos portadores de doenças mentais graves dava-se exclusivamente através da internação em instituições específicas para doentes mentais, os manicômios. No Brasil, essas instituições espalhadas pelo país dispunham de milhares de leitos para a manutenção dos pacientes, muitas vezes em condições precárias de higiene, cuidado e tratamento. Nesse contexto, era bastante frequente que os transtornos mentais evoluíssem sem melhora clínica.
No Brasil, a Reforma Psiquiátrica desenvolveu-se em paralelo ao surgimento do SUS. Nas últimas décadas o governo federal realizou intervenções em diversos hospitais psiquiátricos e houve uma redução drástica no número desses leitos existentes no país. Paralelamente, foram criados os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial, que têm por objetivo prestar atendimento integral e humano aos portadores de transtornos mentais graves sem que eles sejam isolados da sociedade.
Fonte: Inverso / CAPS


No município de Ipubi, será realizada uma passeata, organizada pelo CAPS e o Conselho Tutelar, para fortalecer a Luta Antimanicomial e a Luta Contra à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O NASF também fará parte desta luta que acontecerá no dia 18 de maio de 2011, as 16:00h, saindo da Escola Joaquim Eugênio. Esta luta é de todos, venham participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.