Powered By Blogger

domingo, 29 de maio de 2011

31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO

Dia 31 de maio comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 e passou a ser celebrada no Brasil dois anos depois. 

Tabagismo causa 200 mil mortes por ano no Brasil

Coração é o principal órgão atingido pelo hábito de fumar. Tabaco também pode causar câncer de pulmão, de bexiga e impotência sexual.
Considerado uma das maiores causas de morte evitáveis do mundo, o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano, só no Brasil. Estimativas sobre a incidência e mortalidade por câncer, divulgadas pelo INCA, indicam que 45 mil pessoas devam ter adoecido de câncer de pulmão no Brasil, somente no ano passado. Para lembrar o dia Mundial Sem Tabaco e chamar a atenção para os principais problemas causados pelo hábito de fumar, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), através do Programa Prevenção é Saúde, promove palestra gratuita no dia 28 de maio.
Consequências-”O fumo acarreta uma série de doenças em diferentes sistemas que podem ser prevenidas com a interrupção desse hábito”, ressalta a pneumologista Christina Pinho, uma das palestrantes do evento. Segundo a especialista, o maior problema causado pelo fumo são as doenças cardiovasculares. “Vinte por cento das pessoas que fumam, evoluem com enfisema ou bronquite”, explica Christina.
“O tabagismo também pode ser responsável por doenças urológicas como câncer de bexiga, disfunção miccional, tumores de próstata e impotência sexual no homem, independente da idade”, alerta o urologista Renato Faria, que falará durante o evento sobre o tema fumo x doenças urológicas.
Segundo a pneumologista, o recomendado é que o fumante busque ajuda profissional, principalmente para que sejam identificados os casos em que drogas específicas devam ser prescritas, com o objetivo de auxiliar o paciente a tolerar melhor os sintomas de abstinência. “Esses medicamentos são, na sua maioria, controlados e podem eventualmente apresentar efeitos colaterais que prejudiquem o paciente mesmo em doses terapêuticas”, alerta Christina Pinho.
Estudos mostram que o consumo de derivados do tabaco causa cerca de 50 doenças, entre elas infarto e angina, câncer, enfisema e bronquite. O tabagismo ainda pode causar: complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e trombose vascular.
Parar de fumar, dizem os especialistas, reduz gradativamente a probabilidade de ter essas doenças. Em uma comparação entre fumantes e não fumantes, as estatísticas revelam que quem consome tabaco tem um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; cinco vezes maior de sofrer infarto; cinco vezes maior de ter de bronquite crônica e enfisema pulmonar; duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Se parar de fumar agora...
• após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
• após dois dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar
• após três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
• após cinco a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

"Significativo benefício à saúde acompanha a interrupção do tabagismo, mesmo entre os fumantes de longa data. Parar de fumar reduz o risco da maioria das doenças relacionadas ao fumo e diminui todas as causas de mortalidade. Os benefícios à saúde de quem para de fumar ocorrem em qualquer idade e podem ser percebidos quase que imediatamente após sua interrupção", esclarece Dino Altmann

Um comentário:

  1. Muito bom este texto, todos deveriam ler, a população deve ser esclarecida sobre os malefícios do uso do tabaco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.