Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011

DIA INTERNACIONAL DA TIREÓIDE. O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ESTE ASSUNTO.

Dia Internacional da Tireoide é comemorado no dia 25 de maio

Jornal WebMinas
Redação
Na próxima quarta-feira (25/05), comemora-se o Dia Internacional da Tireoide. A Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem-MG), departamento científico da Associação Médica de Minas Gerais, aproveita a data para fazer um alerta à população. Estima-se que 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que mais da metade desconhece sua condição. "As mulheres e os idosos são mais suscetíveis às doenças da tireoide, mas elas também acometem homens e crianças", afirma o presidente da Sbem-MG, o endocrinologista Paulo Augusto Carvalho Miranda.
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta situada no pescoço, logo abaixo do "pomo-de-adão", popularmente conhecido como "gogó". Ela produz os hormônios T4 e T3, responsáveis pela regulação do metabolismo. Quando a tireoide produz hormônios demais (hipertireoidismo) ou de menos (hipotireoidismo) todo o organismo é afetado. Órgãos importantes, como cérebro, coração, fígado, rins, entre outros, podem ser prejudicados. "Se não tratadas, as doenças da tireoide podem causar complicações graves, como insuficiência cardíaca e infarto", alerta Miranda.
Os distúrbios da tireoide podem ainda afetar a gestação e o feto. "As gestantes devem avaliar a função da tireoide durante o pré-natal e submeter o nenê ao teste do pezinho logo após o nascimento. O teste do pezinho é fundamental para o diagnóstico precoce do hipotireoidismo congênito. Se a criança apresentar a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para evitar complicações por toda a vida, como déficit mental", orienta o presidente da Sbem-MG.
A boa notícia é que as disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas através de um exame de sangue, o TSH, que avalia os níveis do hormônio estimulador da tireoide. O teste é simples, de baixo custo e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as pessoas podem realizar o auto-exame (veja abaixo). Ao encontrar nódulos na tireoide, deve-se procurar ajuda médica. Segundo o endocrinologista Paulo Miranda, a maioria dos nódulos da tireoide é benigna, mas é preciso descartar a hipótese de câncer.
CONHEÇA MAIS SOBRE A TIREÓIDE  

Alguns sintomas do hipotireoidismo:

- Depressão
- Desaceleração dos batimentos cardíacos
- Intestino preso
- Menstruação irregular
- Diminuição da memória
- Cansaço excessivo
- Dores musculares
- Sonolência excessiva
- Pele seca
- Queda de cabelo
- Ganho de peso
- Aumento do colesterol no sangue


Alguns sintomas de hipertireoidismo:

- Dificuldade de dormir
- Aceleração dos batimentos cardíacos
- Intestino solto
- Agitação
- Muita energia, apesar de muito cansaço
- Queda de cabelos
- Calor e suor exagerado.
- Menstruação irregular

O NASF de Ipubi quer que as pessoas saibam mais sobre essa glândula que ajuda a manter a saúde em dia. A tireóide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo. É ela que regula a produção de hormônios que interferem no funcionamento de vários órgãos do  corpo humano e no caso das mulheres, regula o ciclo menstrual. VOCÊ SABE TUDO SOBRE A SUA TIREÓIDE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.