Powered By Blogger

domingo, 15 de maio de 2011

MAIS UM MOTIVO PARA EVITAR AS MAMADEIRAS

Estudo relaciona mamadeira à obesidade infantil

Plantão | Publicada em 06/05/2011 às 12h37m
O Globo
RIO - Quem pode dar um presente para a vida toda a seu bebê é você, tirando dele a mamadeira, afirmam médicos americanos. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que dar mamadeira a crianças com mais de um ano aumenta em 30% o risco de desenvolver obesidade infantil.
Segundo artigo publicado no "Journal of Pediatrics" e reportado pelo jornal espanhol "El Mundo", 17% das crianças americanas eram obesas aos cinco anos e meio e 22,3% delas tomou mamadeira de leite até os dois anos. 18,9% tinham o hábito de mamar antes de dormir e o restante tomava mamadeira com frequência durante o dia.
- Isso não significa que o leite é prejudicial. O problema é que, em alguns casos, se utiliza a mamadeira para substituir a chupeta na hora de acalmar o bebê e como indutor do sono, causando um aumento calórico que favorece a obesidade - explica Luis Moreno, coordenador do grupo de pesquisa sobre nutrição infantil da Universidade de Zaragoza, na Espanha.
Os autores afirmam que "uma menina de 2 anos que vá dormir com uma mamadeira com cerca de 25ml de leite recebe aproximadamente 12% de suas necessidades calóricas diárias".
A prevalência de obesidade entre as crianças que mantinham esse hábito aos dois anos era de 23%, contra 16% dos bebês que não mamavam mais com esta idade. A conclusão dos pesquisadores das universidade de Temple e Ohio, ambas nos EUA, é que o primeiro grupo era cerca de 30% mais propenso a ser obeso aos cinco anos.
O ideal, recomenda Moreno, é usar o leite materno - que protege contra a obesidade - como principal alimento da dieta durante os primeiros seis meses e, a partir desta idade, começar a usar uma colher, de maneira que, quando o bebê completar um ano, a mamadeira seja retirada.
Para que a criança vá se desacostumando aos poucos, a Associação Americana de Pedriatria, dá algumas recomendações para seguir a partir dos nove meses. Entre elas, nunca alimentar o bebê, entre as refeições, com mamadeira. Para dar água, é melhor usar copos e não deixar que a criança tome mamadeira antes de dormir.
A prevenção da obesidade deveria começar antes de as crianças irem para a escola. O problema, afirmam os estudiosos, é que apenas existem pesquisas que demonstram que intervenções são eficazes durante os primeiros anos.
Até agora, a mamadeira era relacionada com déficit de ferro e maior probabilidade de ter cáries, mas não com a obesidade, ressaltam os autores. É importante que, a partir do quarto ou do sexto mês, aproximadamente, sejam introduzidos cereais; aos seis meses, frutas e verduras; e aos oito, a carne e o peixe - no início, triturados e, quando os dentes nascerem, a partir dos dez meses, o bebê pode começar a mastigar.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/05/06/estudo-relaciona-mamadeira-obesidade-infantil-924395612.asp#ixzz1MRoBUoTW
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

2 comentários:

  1. É isso mesmo pessoal a mamadeira nao é indicada para alimentar os bebês, principalmente durante os 06 primeiros meses. Quando começa a ofertar a mamadeira o bebê vai perdendo o prazer da mamada pq há uma confusão na diferença dos bicos (mama x mamadeira),e ao sugar na mamadeira nao se trabalha os musculos que serão necessario para o desenvolvimento adequado da fala. O ideal como citado na materia é q o bebe apos o peito seja alimentado com colher e copo, ate pq ele nao vem ao mundo conhecendo a mamadeira e a chupeta, nos é que os apresentamos, hoje ja se encontra no mercado a mamadeira de colher. Na verdade há N fatores contra que na verdade fica muito extenso se for ser citados aqui.
    Jaqueline Saburido - Fonoaudióloga

    ResponderExcluir
  2. As fonoaudiólogas do NASF de Ipubi sempre passam estas orientações para as mães e gestantes do município. É um trabalho difícil, pois lutamos contra a comodidade de muitos pais que simplesmente dão a mamadeira a seus filhos e o leite é lançado à boca destes, que acabam deixando de sugar e desenvoler a musculatura oral.Com isso: FORA A MAMADEIRA, FORA A OBESIDADE INFANTIL!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.