Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA 2011 – O movimento mundial contra o cancêr de mama


Outubro , finalmente chegamos,este é o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença.
O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002.
A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, monumentos de várias cidades já ficaram rosados em nome da causa. Veja a galeria com fotos em nosso Facebook e no Flickr.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres. A estimativa de novos casos para 2010 ficou em 49.240.
Se diagnosticado e tratado oportunamente, as perspectivas de cura são maiores.
Mulheres! É preciso cuidar da sua saúde, prestar atenção ao seu corpo e, principalmente, ter acompanhamento médico.
“A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sair com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano!”
Manifesto ao Dia Rosa.
O NASF DE IPUBI APOIA ESTA LUTA 

PROGRAMAÇÃO DO DIA DA VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM SERROLÂNDIA

PROGRAMAÇÃO DO DIA DA VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM SERROLÂNDIA
DIA 27 DE OUTUBRO DE 2011
TEMA: CULTURA PARA TODOS
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
NASF


HORÁRIO
TEMA
PALESTRANTE

8:30h





















12:30h

ABERTURA

HIGIENE PESSOAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR

PRECONCEITO

SAÚDE BUCAL

DIREITOS E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS


A IMPORTÂNCIA DA REABILITAÇÃO






ENCERRAMENTO



INTERVALO – LANCHE





ESTER-FISIOTERAPEUTA

ISABEL-ENFERMEIRA


MARIA LUÍSA-PSICÓLOGA

JORDANA-DENTISTA

REBECA-ASSISTENTE SOCIAL

HELÂNYA-FISIOTERAPEUTA, JAQUELINE-FONOAUDIÓLOGA E VERIDIANNA-TERAPEUTA OCUPACIONAL

ESTER-FISIOTERAPEUTA



INTERVALO – LANCHE





TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA MAIS UMA VEZ LUTARMOS POR DIREITOS IGUAIS, INCLUSÃO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA. SERÁ NO DISTRITO DE SERROLÂNDIA, NA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE SERROLÂNDIA, NO DIA 27 DE OUTUBRO DE 2011.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CAMINHADA DA SAÚDE EM IPUBI


HÁBITOS DE VIDA MAIS SAUDÁVEL É O QUE O NASF DE IPUBI DESEJA A TODOS.
 Modo de vida sustentável, estilo de vida mais saudável, participação e co-responsabilização da população é o que nós esperamos.
"A concepção ampliada de saúde, para além da prevenção, assistência e recuperação dos enfermos, impõe respostas intersetoriais na esfera das reformas institucionais, por um lado, e por outro, requer o envolvimento e responsabilização dos distintos atores, população e gestores, nas políticas e ações de atenção à saúde."

NÓS FAZEMOS A NOSSA PARTE E VOCÊ, ESTÁ FAZENDO A SUA?

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SEMANA DO BEBÊ EM IPUBI

De 17 a 21 de outubro de 2011 em Ipubi acontecerá a Semana do Bebê e é claro que o NASF mais uma vez participará. Organizada pelo Programa Mãe Coruja, terá a participação também de toda a Estratégia Saúde da Família, com palestras, grupos, atividades recreativas, tudo para promover o bem estar e a qualidade de vida das crianças de 0 a 5 anos de idade.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO BEBÊ EM IPUBI
DE 17 A 21 DE OUTUBRO DE 2011
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
NASF



DIA
TEMA
PALESTRANTE

17/10/11





17/10/11



18/10/11



18/10/11



18/10/11


19/10/11


19/10/11


19/10/11



20/10/11



20/10/11


OFICINA DO BANHO NA MATERNIDADE DO HOSPITAL MUNICIPAL MARCELINO DA SILVA MUDO


ESTIMULAÇÃO DA FALA NA ESF PAJEÚ


OFICINA DO BANHO NA ESF GAMELEIRA


INCENTIVO À AMAMENTAÇÃO NA ESF JARDIM SIQUEIRA


ESTIMULAÇÃO DA FALA NA ESF JARDIM ROCHA

OFICINA DE SHANTALA NA ESF SERROLÂNDIA III

GRUPO DE GESTANTE NA ESF SERRA BRANCA

CUIDADOS POSTURAIS NA AMAMENTAÇÃO NA ESF CENTRO


PINTANDO O SETE NA CRECHE REMELEXO


ESTIMULAÇÃO PRECOCE E A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA ESF SERROLÂNDIA III





ESTER-FISIOTERAPEUTA





DAYSE-FONOAUDIÓLOGA



ESTER-FISIOTERAPEUTA



DAYSE-FONOAUDIÓLOGA


DAYSE-FONOAUDIÓLOGA



VERIDIANNA-TERAPEUTA OCUPACIONAL

MÉRCIA-PSICÓLOGA


HELÂNYA-FISIOTERAPEUTA


MARIA LUÍSA-PSICÓLOGA
HELÂNYA-FISIOTERAPEUTA

ESTER-FISIOTERAPEUTA
VERIDIANNA-TERAPEUTA OCUPACIONAL




CAMINHADA DA SAÚDE - BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA

Dia 13 de outubro de 2011, o NASF de Ipubi realizará uma caminhada com os idosos da ESF do Jardim Rocha e mais uma vez através da intersetorialidade, faremos uma parceria com a Academia das Cidades. Partiremos do Posto de Saúde do Jardim Rocha em caminhada até a Academia das Cidades, onde lá serão realizados alguns exercícios e alongamentos com a professora Géssika, finalizando com o café da manhã leve, com frutas, sucos, café e pães. O NASF promovendo a saúde no município de Ipubi.

CAMINHADA DA SAÚDE
BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA


DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM IPUBI


O NASF de Ipubi fez a sua parte. O Dia da Valorização da Pessoa com Deficiência em Ipubi promoveu a Inclusão Social e realizou ações de intersetorialidade. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família e pelos professores da educação especial, com o apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e CAPS Dom Helder Câmara.Ao colocar em pauta a inclusão social da pessoa com deficiência, certamente nos confrontamos com desafios e com a necessidade de promover mudanças urgentes e integradas com instituições e sociedade organizada. É preciso superar os estigmas da incapacidade, da desvalorização e da desinformação que cercam o universo da deficiência, bem como promover as transformações da própria sociedade.
Acreditar na inclusão é também dar voz à pessoa com deficiência, para que esta possa ter participação efetiva nas comunidades e influência sobre programas e políticas que afetam a vida de todos.
Ainda precisamos assumir nossos papéis e trabalhar em um mesmo sentido, promovendo a ampla proposição de idéias, a intensa reflexão das condições da pessoa com deficiência e, acima de tudo, a construção de uma política consistente de inclusão social.
O Município de Ipubi dispõe de serviços integralizados para a assistência à saúde da pessoa com deficiência:

§  NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que trabalha juntamente com a Estratégia de Saúde da Família, com promoção e prevenção da saúde;
§  CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) – Saúde Mental
§  Centro de Reabilitação, com atendimentos especializados em:
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Psicologia
Terapia Ocupacional
As equipes trabalham na perspectiva de promover ações articuladas de forma integralizada, voltada à pessoa com deficiência, sua família e comunidade.


Em Ipubi existem Escolas Inclusivas. Todas as escolas vem desenvolvendo um trabalho de Educação Inclusiva, onde oferecem aos alunos com deficiência recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares no ensino regular. A Escola Joaquim Eugênio Silva oferece como suporte pedagógico, uma Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que acontece no contraturno, disponibilizando de equipamentos, material pedagógico e profissionais para atender todas as deficiências.

DIA 27 DE OUTUBRO DE 2011 SERÁ A VEZ DOS DISTRITOS DE SERRA BRANCA E SERROLÂNDIA. AGUARDAMOS TODOS NESTA LUTA!

JUNTOS, CAMINHAMOS NA DIFERENÇA POR DIREITOS IGUAIS.
PRECISAMOS DE UM MUNDO INCLUSIVO.