Powered By Blogger

terça-feira, 11 de outubro de 2011

DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM IPUBI


O NASF de Ipubi fez a sua parte. O Dia da Valorização da Pessoa com Deficiência em Ipubi promoveu a Inclusão Social e realizou ações de intersetorialidade. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família e pelos professores da educação especial, com o apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e CAPS Dom Helder Câmara.Ao colocar em pauta a inclusão social da pessoa com deficiência, certamente nos confrontamos com desafios e com a necessidade de promover mudanças urgentes e integradas com instituições e sociedade organizada. É preciso superar os estigmas da incapacidade, da desvalorização e da desinformação que cercam o universo da deficiência, bem como promover as transformações da própria sociedade.
Acreditar na inclusão é também dar voz à pessoa com deficiência, para que esta possa ter participação efetiva nas comunidades e influência sobre programas e políticas que afetam a vida de todos.
Ainda precisamos assumir nossos papéis e trabalhar em um mesmo sentido, promovendo a ampla proposição de idéias, a intensa reflexão das condições da pessoa com deficiência e, acima de tudo, a construção de uma política consistente de inclusão social.
O Município de Ipubi dispõe de serviços integralizados para a assistência à saúde da pessoa com deficiência:

§  NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que trabalha juntamente com a Estratégia de Saúde da Família, com promoção e prevenção da saúde;
§  CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) – Saúde Mental
§  Centro de Reabilitação, com atendimentos especializados em:
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Psicologia
Terapia Ocupacional
As equipes trabalham na perspectiva de promover ações articuladas de forma integralizada, voltada à pessoa com deficiência, sua família e comunidade.


Em Ipubi existem Escolas Inclusivas. Todas as escolas vem desenvolvendo um trabalho de Educação Inclusiva, onde oferecem aos alunos com deficiência recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares no ensino regular. A Escola Joaquim Eugênio Silva oferece como suporte pedagógico, uma Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que acontece no contraturno, disponibilizando de equipamentos, material pedagógico e profissionais para atender todas as deficiências.

DIA 27 DE OUTUBRO DE 2011 SERÁ A VEZ DOS DISTRITOS DE SERRA BRANCA E SERROLÂNDIA. AGUARDAMOS TODOS NESTA LUTA!

JUNTOS, CAMINHAMOS NA DIFERENÇA POR DIREITOS IGUAIS.
PRECISAMOS DE UM MUNDO INCLUSIVO.


 


2 comentários:

  1. Gostaria de saber porque não há ainda o profissional do serviço Social - Assistente Social,pois atua na orientação á família, fortalecimento dos vínculos entre seus membros e encaminhamento á rede sócio-assistencial,na busca pela inclusão social e garantia dos direitos socias da pessoa com sofrimento psìquico..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordamos com você. Até 2010 o NASF de Ipubi tinha uma Assistente Social, mas no ano de 2011, infelizmente ficamos sem este profissional, porém, em fevereiro/2012 conseguimos uma nova assistente, que já está atuando com o grupo e com certeza, nos próximos eventos publicados ela estará presente. Vou corrigir também na apresentação do blog. Obrigada pela colocação. Um abraço da equipe NASF de Ipubi.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.