Powered By Blogger

sábado, 20 de agosto de 2011

SAÚDE INFANTIL: Criança sem limite pode desenvolver transtornos de atenção e hiperatividade

LOC/REPÓRTER: O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é uma síndrome que pode surgir por diferentes causas neurológicas e psicológicas.As crianças com o transtorno apresentam problemas de concentração, são impulsivas e muito agitadas. O tratamento é feito através de terapia com psicólogos e psiquiatras, neurologistas e pediatras. Segundo a psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição, Viviane Jacques Sapiro, geralmente são os professores que identificam que a criança está com a síndrome. Isso porque é o ambiente escolar que exige dos pequenos silêncio e concentração. A especialista alerta que a falta de limite, em casa, pode desencadear esse tipo de síndrome.
TEC/SONORA: Psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição, Viviane Jacques Sapiro
"O que a gente tem visto é que as crianças que tem déficit de atenção e hiperatividade são as crianças que também não tem essa condição de limite bem estabelecidas. Atitude do pai e da mãe, pai e mãe presentes e atentos e colocando a criança na linguagem, mostrando o valor da palavra eles reduzem a condição da criança de ser corpo ou puro corpo que é o agir do hiperativo."
LOC/REPÓRTER: A especialista explica ainda que o "não" tem papel fundamental na formação da criança.
TEC/SONORA: Psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição, Viviane Jacques Sapiro
"Que os pais fiquem atentos pra escutar seus filhos, colocar limites, saber dizer não, saber organizar a criança para poder essa criança ter condições de responder a altura as exigências da vida que não são poucas. O não tem uma função organizadora psíquica."
LOC/REPÓRTER:  Se não tratada, as crianças com essa síndrome podem ter dificuldade de aprendizagem e problemas sociais. A especialista alerta que os pais ao perceberem os sintomas nos pequenos devem procurar um serviço de saúde para serem encaminhados para tratamento.
Reportagem, Vanessa Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.