Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2011

NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família

HISTÓRICO DO NASF:
Em 2008 surgiu o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF através da Portaria GM Nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, republicada em 04 de Março de 2008.
O QUE É O NASF:
É um Núcleo de Apoio aos profissionais de Saúde da Família, uma estratégia inovadora composto por 13 Categorias Profissionais: Assistente Social; Professor de Ed. Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Homeopata; Acupunturista; Médico Ginecologista; Médico Pediatra; Médico Psiquiatra; Nutricionista; Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
OBJETIVOS:
Tem como objetivos, ampliar a abrangência e o escopo das ações da APS, bem como sua resolutividade, apoiando a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da APS.
MODALIDADES:
NASF 1: com 5 profissionais de diferentes categorias, (8 a 20 ESF);
NASF 2: com 3 profissionais de diferentes categorias, vinculando-se a 3 ESF;
NASF 3: com 3 profissionais de diferentes categorias – incluindo os médicos (4 a 7 ESF).
DIRETRIZES:
Integralidade; Promoção da Saúde; Interdisciplinaridade; Intersetorialidade; Território; Participação Social; Educação Permanente; Humanização e Educação Popular.
NÃO SÃO CARACTERÍSTICAS DO NASF:
Equipe de Referencia para Encaminhamento; Centro de especialistas; Técnico para trabalhar exclusivamente com a formação dos profissionais da ESF; Não é um supervisor de equipe (gestão); Não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários; Não compõe o nível secundário do sistema único de saúde; Não é uma estratégia de atendimento individual.             
É uma estratégia inovadora para a APS/SF. Deve tencionar a mudança na postura, na atitude e na atuação dos profissionais, incluindo ações intersetoriais, interdisciplinares, promoção da saúde, humanização, educação permanente, integralidade, no território, com o objetivo, dentre outros, de apoiar/ampliar as ações da SF para a qualidade de vida da população

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.